Bruxismo infantil é um quadro que caracteriza o apertar ou ranger dos dentes, realizado pela criança de modo inconsciente e involuntário. De acordo com a Fundação Kidshealth, 2 a cada 10 crianças podem apresentar esse problema.
O bruxismo infantil pode começar a partir dos 6 meses de vida, com o surgimento da primeira dentição e durar até os 6 anos, quando há a troca dos dentes de leite pelos permanentes.
Quais são as causas do bruxismo infantil?
As origens do problema são variadas, mas destacamos a seguir as causas mais comuns.
Mordida desalinhada ou má oclusão
Algumas crianças podem ranger os dentes porque apresentam um tipo de mordida que provoca o desalinhamento entre as arcadas superior e inferior. Essa má oclusão costuma ser resultado do uso constante de chupeta e mamadeira.
Resposta à dor
Crianças costumam ficar desconfortáveis com o nascimento de novos dentes ou ao sentir uma dor de ouvido, por exemplo. Nesse caso, elas podem ranger os dentes para aliviar a dor, do mesmo modo como costumam esfregar um músculo dolorido.
Doenças alérgicas ou respiratórias
A criança que apresenta quadros respiratórios como asma e rinite pode desenvolver o bruxismo. A dificuldade para respirar costuma gerar despertares mais frequentes e é justamente nesse momento em que o ranger e apertar dos dentes acontece.
Durante o inverno, as doenças respiratórias como gripes e resfriados que deixam o nariz entupido também podem facilitar a ocorrência de episódios de bruxismo nas crianças.
Ansiedade e estresse
As emoções também interferem na saúde bucal dos pequenos. Sempre que uma criança é exposta a situações estressantes, como preocupação com um teste na escola, mudanças na rotina e até a discussão com pais e irmãos, ela pode desencadear um quadro de bruxismo.
Além das causas acima, crianças hiperativas, com condições médicas, como a paralisia cerebral, ou que tomam certos medicamentos, também podem começar a ranger e apertar os dentes ao dormir.
Como identificar o problema?
O bruxismo é um dos hábitos que prejudicam a saúde bucal, comprometendo a qualidade de vida dos pequenos. Além de ranger e apertar os dentes enquanto dormem, as crianças podem apresentar outros sinais, como:
- sensibilidade dos dentes: o aperto pode desgastar o esmalte dentário, deixando a dentição mais sensível aos alimentos muito quentes ou gelados;
- a pressão de apertar a mandíbula durante a noite costuma resultar em dores na região do maxilar, bochecha, rosto, além de zumbido no ouvido;
- dentes trincados: a longo prazo, o desgaste do esmalte pode lascar, achatar e até fraturar os dentes;
- estalos ou cliques quando a criança abre a boca: o ranger frequente dos dentes pode aumentar a chance de desenvolver uma disfunção na articulação temporomandibular (ATM) o que pode dificultar a mastigação e abertura da boca;
- interrupções durante o sono e sangramento na gengiva também são indicativos de bruxismo.
Existe cura para o bruxismo infantil?
Caso desconfie que a criança apresente um dos sintomas acima, o ideal é procurar um odontopediatra. Esse dentista infantil é um profissional especializado na saúde bucal dos pequenos e vai realizar os exames necessários para identificar a causa do problema, bem como resolver os possíveis danos.
Se as causas dos episódios de bruxismo estiverem relacionadas a fatores emocionais, como estresse, é necessário o auxílio de uma equipe multidisciplinar para cuidar da criança com o apoio de um médico, um fonoaudiólogo e um psicólogo, por exemplo.
Como tratar o problema?
Os casos de bruxismo costumam ser tratados com as 4 medidas a seguir:
- Placa de mordida
Para evitar o desgaste dos dentes e as dores sentidas no pescoço, rosto e ouvido, o odontopediatra pode recomendar o uso de uma placa dentária. Esse acessório é feito sob medida e fica ajustado à arcada dentária sem deixar a criança desconfortável ao usá-la. Vale lembrar que a necessidade do acompanhamento constante do odontopediatra para que ele verifique se a placa não está interferindo no crescimento e desenvolvimento das arcadas.
- Aparelho ortodôntico
Quando o bruxismo é causado pela má oclusão ou desalinhamento dos dentes, o uso do aparelho pode ajudar a eliminar o problema.
- Exercícios de relaxamento da mandíbula
Em casos leves, o odontopediatra pode recomendar a realização de exercícios para relaxar a mandíbula, diminuindo a tensão provocada pelo aperto e ranger dos dentes.
- Terapia
O acompanhamento psicológico é fundamental para oferecer uma melhor qualidade de vida às crianças com bruxismo desencadeado por fatores emocionais.
Com a terapia, a criança aprende a ter mais consciência das próprias emoções e começa a encontrar outras maneiras de lidar com os acontecimentos da vida.
Como prevenir o bruxismo infantil?
Além da ajuda profissional, você pode adotar pequenas atitudes na rotina da criança que podem contribuir para controlar e até eliminar o hábito de apertar e ranger os dentes durante o sono. Veja algumas dicas.
Tranquilize a criança antes de dormir
Algumas crianças podem apresentar problemas na hora de dormir, pelo medo de escuro ou pela insegurança de ficarem sozinhas. Uma dica para prepará-la para esse momento do dia é montar um ritual de relaxamento, contando uma história ou colocando uma música tranquila.
Esse contato com os pequenos também é uma ótima oportunidade de estreitar o laço de intimidade e confiança com eles, longe dos equipamentos eletrônicos.
Dê um banho relaxante
Outro hábito que ajuda a criar um ritual de sono é o banho, especialmente para crianças que chegam ao final do dia ainda muito ativas.
Entre uma e duas horas antes da hora de dormir, prepare um banho com água morna. À medida que for lavando cada parte do corpo, vá lembrando a criança que está na hora de descansar e de se preparar para um novo dia.
Invista nos óleos essenciais
Além do aroma agradável, os óleos essenciais extraídos de plantas apresentam efeitos que ajudam a reduzir desconfortos corporais, colaborando para o equilíbrio emocional.
Para que a criança consiga dormir melhor, aposte nas essências de camomila, bergamota e lavanda. Você pode usar um difusor de ambiente ou pingar algumas gotas do óleo no travesseiro dela.
Mantenha a criança ativa
Cuide para que a rotina dos pequenos seja ativa, mas não esqueça de reservar um momento para que eles possam brincar e extravasar. A prática de atividade física, por exemplo, é uma excelente estratégia para aliviar a tensão.
Com o auxílio de um profissional especializado, como o odontopediatra, e com essas dicas, a criança pode recuperar a qualidade de vida perdida com o hábito de ranger os dentes.
0 comentário